Faculdade Rudolf Steiner

Apresentação

A Biografia Humana é um bem de todos.

A Antroposofia, como uma “ciência do espirito”, fundada por Rudolf Steiner, epistemólogo austríaco (1861-1925), apresenta o ser humano de forma ampliada, revelando este, em sua constituição física, emocional e espiritual, como um microcosmo do universo. Este conhecimento é alcançado por uma observação fenomenológica do ser humano em sua relação com a natureza e, sobretudo, construído nas experiências de vida e relações interpessoais de aprendizados e desenvolvimento mútuo.

A compreensão da vida pode ser alicerçada na busca da valorização do ser humano que pode ser obtida através do estudo das leis biográficas. Rudolf Steiner referia-se à biografia humana como um modo para ampliar a consciência e promover transformações internas no indivíduo. A transformação decorre de uma postura de observação, porque a natureza do ser se revela por si.

Se observarmos o movimento da vida constatamos que passamos por fases que são comuns a todos os indivíduos e, por outro lado, existem fases muito específicas para cada ser humano. Muitas vezes percebemos que existem fases de vivências de crises. Estas não ocorrem simplesmente para nos trazer sofrimento mas, sim nos trazem a possibilidade de uma transformação interna. Assim como a vida se desenvolve em ciclos, o homem escreve sua história de vida no tempo através de seus pensamentos, sentimentos e ações de acordo com leis de desenvolvimento inerentes à sua vontade que mudam de ciclo a cada sete anos. Cada setênio apresenta-se sob a forma de um arquétipo.

No processo biográfico trabalha-se o olhar para a vida a partir dos acontecimentos do presente, voltando para o passado e olhando para o futuro. Este processo estimula o indivíduo a formular perguntas relativas à condução de sua vida e a buscar respostas, levando-o a reencontrar ou descobrir seu papel na vida. Esse olhar para a Biografia Humana está norteado pela Antroposofia e em linhas gerais aborda as três instâncias do ser humano: o aspecto biológico, o aspecto emocional ou anímico e o aspecto espiritual.

Até os 21 anos as forças se ocupam com o crescimento e amadurecimento orgânico corporal. Dos 21 aos 42 anos há uma fase de manutenção e estabilidade na evolução corpórea, que a partir dos 42 anos começa a declinar biologicamente. É o princípio do processo do envelhecimento. Até os 21 anos o grau de vitalidade é muito maior que o de consciência e, a partir dos 42 anos, o processo de degeneração permite que o grau de consciência aumente a partir da progressiva queda de vitalidade.

Do ponto de vista da alma, com  o nosso pensar, sentir e agir temos mais escolhas e livre arbítrio, pois podemos tanto nos ligar ao aspecto material da existência que decresce com o passar dos anos, assim como a vitalidade, ou nos ligar ao aspecto espiritual e crescermos em experiência e humanidade.

Nos primeiros 21 anos a tarefa é crescer e desenvolver-se.

Dos 21 aos 42 anos a tarefa é conhecer-se e aceitar-se.

A partir dos 42 anos a tarefa é doar-se.

Quando nos ocupamos com a leitura de biografias, ou mesmo ouvimos a biografia de outros seres humanos, isto nos instiga a refletir a respeito da trajetória de cada indivíduo. Aprendemos a ampliar o olhar observando as escolhas feitas diante dos obstáculos encontrados. A história de vida torna-se matéria prima para os próprios aprendizados e para a compreensão dos outros.

Este curso visa apresentar os princípios das leis biográficas como base para a compreensão da vida. Como caminho de autodesenvolvimento permite a ampliação da percepção de si e do outro, alicerçada na valorização do ser humano.

O conhecimento das leis biográficas possibilita estruturar um melhor reconhecimento de aspectos pedagógicos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de integração sendo, portanto de grande ajuda para o professor e de todos os que se ocupam com educação de outro ser humano.  Transforma a transmissão de conhecimento em auto cultivo e, com isso, uma relação harmônica entre autodesenvolvimento, ensino e aprendizagem.

Histórico

Desde o início da humanidade o ser humano se preocupa com as leis que regem a vida humana. Rudolf Steiner, através da Antroposofia, trouxe muitos conteúdos relativos ao tema. O conhecimento da biografia é essencial para o caminho de desenvolvimento interior, com reflexos positivos nos âmbitos pessoal, relacionamentos e profissional.

No Brasil, desde 1993, existe o curso de formação em Aconselhamento Biográfico. O Aconselhador Biográfico é o profissional que ajuda aqueles que querem compreender sua própria biografia. Assim, o Aconselhamento Biográfico se caracteriza por ser um processo de apoio ao autodesenvolvimento. Atualmente existem três escolas certificadas que oferecem a formação nos princípios estabelecidos pela doutora Gudrun Bukhard, com base na Antroposofia. Esta formação tem duração de 3 anos e meio. Em São Paulo se encontra a primeira escola – Escola Livre de Estudos Biográficos São Paulo (ELEB-SP), cujo curso é realizado no Centro Paulus.

Objetivos

O objetivo deste Curso de Extensão da Faculdade Rudolf Steiner é abordar de forma teórica e vivencial temas importantes ligados à biografia humana, nesse caso, aprofundar o olhar para os três primeiros setênios, base essencial para a formação do indivíduo na vida adulta e, portanto, seu conhecimento é de fundamental importância para pais e educadores.

O curso se propõe a:

  • Introduzir as leis biográficas como estudo para o autoconhecimento;
  • Proporcionar vivências e reflexões sobre a própria biografia;
  • Ampliar a visão sobre as fases da vida em que se encontram as pessoas do seu convívio (familiares, alunos, clientes).

Público alvo

Pedagogos, educadores, pais, profissionais da área de saúde e pessoas que se interessem pelo tema. Idade mínima no início do curso: 21 anos.

Perfil do egresso

Ao término deste curso o egresso terá uma maior compreensão das leis que regem os setênios. O conhecimento dos setênios, em especial dos três primeiros setênios, oferecerá uma base sólida para que pais e educadores possam conduzir processos de aprendizado mais conscientes. Este curso proporcionará igualmente um mergulho na própria história ampliando a observação de si e do outro.

Este curso não habilita o participante a atuar como Aconselhador Biográfico.

Formato e carga horária

Curso composto de 04 módulos, com periodicidade mensal.

Módulo 1 – 24 e 25/08
Módulo 2 –  28 e 29/09
Módulo 3 – 19 e 20/10
Módulo 4 – 16 e 17/11

Sábado: 8h10 às 12 horas e 13h30 às 19 horas
Domingo: 8h10 hs às 12 horas

Carga horária total: 56 aulas / 46h40

Docentes

 

Inscreva-se

Inscrições encerradas.

Vagas

Mínimo de 20 participantes e máximo de 30 participantes.
A realização do curso está condicionada ao preenchimento do número mínimo de vagas.

Investimento

Valor total: R$ 2.408,00, sendo 4 parcelas de R$ 602,00.

Pagamento da 1a parcela no ato da matrícula.
Demais parcelas a partir de setembro de 2019.