Apresentação
Objetivos
O objetivo deste curso é apresentar de forma prática e conceitual as bases da abordagem antroposófica da música. As práticas criativas, estudos teóricos, vivências instrumentais, atividades de canto e movimento corporal, oferecerão uma nova abordagem para o participante aprimorar suas capacidades musicais.
Almeja-se igualmente inserir o aluno num caminho para desenvolver uma percepção mais refinada e ampla de si mesmo, do outro e do contexto em que for atuar.
Assim, este curso se constitui num caminho para que o participante possa ressignificar seu fazer musical e encontrar novas possibilidades para sua atuação profissional.
Para aqueles que desejam dar continuidade em seus estudos na Pós-Graduação em Educação Musical Waldorf, este curso é um pré-requisito indispensável.
Conheça o histórico deste curso.
Eixos e metodologias de estudo
Estudos dos elementos musicais e sua relação com o ser humano a partir de uma visão antropológica-antroposófica.
Prática musical e criativa integrada aos estudos teóricos, proporcionando uma apreensão integral dos temas estudados.
Prática vocal baseada na Escola do Desvendar da Voz como caminho para um canto saudável e artístico.
Estudo do desenvolvimento musical da humanidade por meio de reflexões, audições, canto coral e prática instrumental.
Euritmia e movimento corporal como apoio ao estudo dos elementos musicais.
Público alvo
– Educadores musicais
;
– Musicoterapeutas;
– Cantores;
– Estudantes e profissionais da área musical e
– Pessoas com experiência musical que queiram atuar com a música em prol do desenvolvimento humano em diversos contextos.
Certificado
Será emitido um certificado de Curso de Extensão aos participantes que atingirem frequência mínima de 75%
Coordenação
Marcelo S. Petraglia
Educador Musical formado pela ECA-USP, especialista em Musicoterapia Hospitalar e Organizacional pela FMU, mestre em Biologia pela UNESP e doutor em Psicologia Social pela USP. Dedica-se à pesquisa dos fenômenos musicais, sonoros e vibratórios e sua relação com o ser humano e o meio ambiente. Desde 1990 é docente efetivo ou convidado em diversos programas de formação nas áreas da música, pedagogia, saúde, euritmia e desenvolvimento social.
Meca Vargas
Musicista (cantora com capacitação em instrumentos antigos e regência) formada em São Paulo. Trabalhou durante 35 anos com a Pedagogia Waldorf, praticando música crianças e jovens, em orquestras e coros na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Criadora do 1. currículo de música para as Escolas Waldorf do Brasil. Como terapeuta concluiu Graduação (1996) e Pós-Graduação (2002) em Musicoterapia na Faculdade Paulista de Artes – FPA em São Paulo. Formou-se em Cantoterapia pela Escola Desvendar da Voz (Werbeck-Svärdström, Valborg) na Alemanha 1992, e em 2010 pela Escola Raphael de Canto e Cantoterapia, Florianópolis. Formação em Biografia Humana em 2006 na Artemísia, desenvolvendo um projeto novo, a Biografia através da Música. É coordenadora e docente do Antropomúsica no Curso de Extensão e integra o colegiado da Pós Graduação em Canto e Cantoterapia na FRS.