Faculdade Rudolf Steiner

Apresentação

Um curso para a compreensão de princípios básicos para a governança escolar.

“O cerne da questão social reside na necessidade de compreender a vida social prática antes de nela atuar”.
Rudolf Steiner

A compreensão sobre as questões sociais que se apresentam no universo escolar demandam o desenvolvimento de habilidades voltadas à observação e percepção de fenômenos sociais. Ao entendê-los podemos ser conduzidos à percepção de arquétipos ou leis sociais.

Manter essas “leis” na consciência pode ser um auxílio para entender melhor a vida social, e assim criar critérios para a atuação junto à Comunidade escolar. Agir em consonância com as “leis sociais” promove saúde na vida social em suas diferentes esferas de manifestação.

Os desequilíbrios e as privações podem ser gerados pela falta de observação desses arquétipos na vida social. Nesse sentido, convidamos você a fazer parte deste curso e conhecer os caminhos que podem contribuir para sua experiência e vida, na gestão escolar.

Objetivos

Vivenciar um processo que capacite para atuação como membro consciente da comunidade escolar e na Governança da Escola, a partir do entendimento das leis sociais segundo a Ciência Espiritual Antroposófica.

Exercitar as habilidades necessárias para a observação dos fenômenos sociais e aprender de forma participativa a criar e implementar soluções adequadas às necessidades da Escola e de seus alunos.

Público

Destinado a gestores, professores e pais que atuam ou querem atuar de forma consciente e coerente com os princípios e leis sociais antroposóficas.

Disciplinas e tópicos de estudo

A Dinâmica básica da vida social e o processo de elaboração de acordos e políticas;
Percepção da Escola como organismo vivo e compreensão das fases e níveis da instituição;
Princípios da trimembração humana e do organismo social;
Formação básica de Juízo;
Princípios da gestão: o “eu” criativo, o “coletivo” e o “direcionamento”;
Organização escolar e identificação dos processos de gestão;
Organização escolar e formas de tomada de decisão: consenso e consentimento;
O encontro da biografia humana e institucional;
O caminho de desenvolvimento individual no processo de gestão escolar.

Desenvolvimento de habilidade sociais
Diálogos construtivos;
Processo participativo de tomada de decisão;
A organização de reunião com base na Formação de juízo;
Prática de feedback e feedwards no caminho de desenvolvimento.

Estrutura

Encontros modulares distribuídos em dois finais de semana com aulas presenciais e trabalhos intermódulos.

Datas e horários

Módulo 1
30/8 das 18h às 20h
31/8 das 8h30 às 17h30
01/9 das 8h30 às 12h

Módulo 2
27/9 das 18h às 20h
28/9 das 8h30 às 17h30
29/9 das 8h30 às 12h

Docentes

Inscreva-se

Data limite para inscrever-se: 25/08/19
Inscrições encerradas.

Mínimo de 15 participantes.
A realização do curso está condicionada ao preenchimento do número mínimo de vagas.

Investimento

Pagamento até 23/08
R$ 655,00 – valor integral
R$ 624,00 – desconto para professores Waldorf e da rede privada
R$ 593,00 – desconto para professores da rede pública, estudantes e ONG’s

Pagamento após 23/08
R$ 688,00 – valor integral
R$ 655,00 – desconto para professores Waldorf e da rede privada
R$ 622,00 – desconto para professores da rede pública, estudantes e ONG’s