Proporção, dinâmica e sustentabilidade, projetos de residência de Michael Mösche e
Tomaz Lotufo.
Movimento e vitalidade na composição do projeto para Escola Turmalina em Curitiba/PR.
Leia mais:
Arquitetura Orgânica
A beleza nas artes
O potencial ético da arquitetura
Objetivos
Desenvolver novas ferramentas de estímulo à criatividade na realização de projetos nas Artes Visuais, no Design e em especial na Arquitetura.
Facilitar recursos inerentes ao ser criativo para a solução de problemas contemporâneos do Organismo Social Humano.
Sensibilizar a percepção sensorial e a vivência anímica do artista para a produção consciente do objeto arquitetônico em benefício do desenvolvimento humano e social.
Impulsionar o apreender de qualidade antropomorfa na Arquitetura como lugar de incentivo e motivação de humanização e sociabilização.
Propiciar experiências e vivências na Arquitetura orgânica sustentadas pelo conhecimento da Antroposofia.
Promover informação, pesquisa, diálogos colaborativos e vivências práticas de projeto através da modelagem, do desenho, da geometria, de maquetes, da harmonização cromática, dentre outras práticas criativas.
Temas
1º Encontro Arquitetura Orgânica e sustentabilidade:
a identidade da obra de arte
2º: Antroposofia, Arquitetura, Bauhaus:
o processo de formação de imagem no projeto
3º: Geometria, Forma e Movimento:
espaço, tempo e força na Arquitetura
4º: Metamorfose da Forma e Fenomenologia:
a esfera suprassensível das artes
5º: Arte Total e o Goetheanum:
sentido e significado das artes
6º: Espaço, Liberdade e Individualidade:
arquitetura e humanização
7º: Espaço, Cor, Função e ética:
arquitetura como ciência social aplicada
Os encontros acontecerão de forma interativa, permeada por práticas artísticas.
Processos de trabalhos e pesquisa serão apresentados como forma de estímulo à criatividade.
Dinâmicas de grupo e debates entretecem exercícios de vivências próprias individuais.
Datas, horários e local
Este curso foi cancelado em respeito às orientações do Ministério da Saúde.
As novas datas serão informadas quando possível.
Como participar
Investimento
Em breve.
Docentes
Ennio Possebon
Arquiteto, designer, artista visual e professor. Graduado, mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Dissertação de mestrado: Geometria, forma e proporção áurea na Arquitetura (2003) e Tese de doutorado: A teoria das cores de Goethe hoje (2009). Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Claretiano. Professor de Desenho Arquitetônico, Perspectiva, Desenho e Projeto nos cursos de Arquitetura, Design e Moda na FMU-FIAMFAAM. Foi professor da AnhembiMorumbi, ECAUSP, FAUUSP, Metodista e UNIBAN. No Ensino Médio da Escola Waldorf S.Paulo, nas disciplinas: Artes, Geometria, Astronomia e História da Arte e Arquitetura. Traduziu e escreveu a introdução de Contribuições para a Óptica de J. W. von Goethe (Antroposófica 2011). É também autor de Desenho de Arquitetura (Plêiade 2019). Membro da Sociedade Antroposófica desde 1996.
Marit Scheibe
Graduação em Escultura em Madeira pela Escola de Artes de Flensburg, Alemanha, 2001. Especialização em docência de artes para o Ensino Médio de pedagogia Waldorf pelo Seminário de Formação de Professores Waldorf de Kiel, Alemanha, 2001-2003. Licenciatura em Educação Artística no Centro Universitário Claretiano, São Paulo, 2011-2013. Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, na linha de pesquisa “Processos e procedimentos Artísticos”. Atualmente doutoranda no Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, na linha de pesquisa “Processos e procedimentos Artísticos” com o projeto da pesquisa sobre Espiritualidade e Abstração.
Michael Emil Mosch
Seminário (incompleto) em Pedagogia Terapêutica de 1975-1977: Christophorus Camphill Comunity, Bosch en Duin, Holanda. Graduação Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Técnica de Delft 1977/78 a 1983: Delft, Holanda. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Técnica de Delft em 1983 a 1985: Delft, Holanda. Atividade profissional na Arquitetura na Holanda e no Brasil. Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UNICAMP em 2006 a 2009, Campinas São Paulo. Diretor da MEM-Arquitetura Ltda em Botucatu – SP. De 2010 a 2015, Secretário Geral da Sociedade Antroposófica no Brasil. A partir de 2015 coordenador e Professor da Faculdade de Arquitetura GALILEU em Botucatu.
Tomaz Amaral Lotufo
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP (2014). Permacultor (IPEC, 2002). Bioconstrutor. Professor da Pós-graduação “Arquitetura e Sustentabilidade” no Centro Universitário Belas Artes e da Graduação no curso de arquitetura da faculdade Galileu. Educador do curso Design para a Sustentabilidade “Gaia Education”. Participa do núcleo de Permacultura Sitio Beira Serra em Botucatu desde 2003 e do coletivo Permasampa. Atua como arquiteto no escritório colaborativo Sem Muros Arquitetura Integrada, onde tem como foco Arquitetura de baixo impacto ambiental e projetos comunitários de impacto social positivo.