Como participar
Nova turma em formação com início previsto para agosto de 2021!
Preencha o Formulário de Interesse para receber as informações sobre as inscrições e Processo Seletivo para a próxima turma.
Vagas oferecidas: 40
Pré-requisitos
– Diploma de curso superior, preferencialmente com Licenciatura em qualquer área do conhecimento.
– Histórico comprovando um mínimo 240 horas de estudos dos fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em um dos seguintes cursos:
. Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf,
. Seminário de Formação de Professores Waldorf,
. Terapia Artística Antroposófica
. Formação Biográfica Antroposófica
Após inscrição no Processo Seletivo, a documentação para análise deve ser enviada para a Secretária Acadêmica da Pós-Graduação.
– Formação em artes ou prática artística consistente e comprovável.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, a FRS poderá solicitar entrevista virtual ou presencial com banca avaliadora, a ser agendada pela comissão de seleção.
Público alvo
Curso destinado a professores de arte, professores Waldorf, professores da rede pública, professores em formação e outros profissionais afins.
Apresentação
O século XX trouxe uma revolução na maneira de se fazer e pensar a arte. É importante lembrar que Rudolf Steiner foi contemporâneo a esta revolução artística e trouxe para a Pedagogia Waldorf o conhecimento e a aplicação do elemento plástico, não apenas na sua forma figurativa, mas também na sua forma essencial ou abstrata. E é na abstração que a força do elemento puro se expressa e justamente essa força potencial e criativa está a serviço do desenvolvimento da criança e do jovem.
Na arte abstrata ou na expressão do elemento puro, a linha, por exemplo, não se restringe a ser contorno, a ser caligrafia ou a se colocar a serviço da representação de algo. Ela pode expressar o seu âmago: ser movimento, direção; ser fluída ou interrompida; ser suave ou forte; ser trêmula e sensível, ou firme e intrépida. Essas qualidades do elemento puro são potências criativas que não só atuam na natureza, mas também são alimento para a alma humana.
O vocabulário das artes plásticas é constituído pelos elementos: ponto, linha, superfície, luz/escuridão, cor e volume. Este curso propõe-se a apresentar cada um deles nas suas qualidades básicas, nas suas características expressivas, na sua aplicação na construção figurativa, além de mostrar como esses valores podem contribuir para o ser humano em desenvolvimento e podem ser como instrumentos a serviço da educação.
Histórico
Cada vez mais tem se reconhecido a importância das artes na formação do educando. Ken Robinson, pesquisador e consultor contemporâneo da área da educação, vem alertando, em escala global, o valor das artes para as gerações futuras e para as questões que estas gerações em formação terão que enfrentar. Nas escolas Waldorf, as atividades artísticas percorrem todos os anos do ensino e buscam acompanhar e proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano. Todavia, até hoje no Brasil poucas iniciativas foram implementadas para dar os subsídios necessários aos professores de artes de forma estruturada e focada, para que atuem nesta linha pedagógica. Ao mesmo tempo, a experiência acumulada individualmente ao longo de décadas por diversos professores, até então dispersa, constitui um rico conhecimento e conjunto de práticas que podem inspirar o ensino de artes nos mais diversos contextos. É diante dessa situação que o presente curso se propõe a ser um espaço de convergência de tal conhecimento, assim como de desenvolvimento para os professores da área, de modo que possam, com mais consciência e competência, colocarem-se em sala de aula, apoiando o desenvolvimento integral de seus alunos.
Objetivos
Oferecer uma visão do universo plástico, permitindo que aluno conheça as qualidades e características de cada um de seus elementos. Propiciar uma visão do desenvolvimento da criança e do jovem sob o viés das artes, assim como oferecer um panorama da história da arte relacionada à Antroposofia. Apresentar a brasilidade e estabelecer sua relação com o currículo de artes na Pedagogia Waldorf. Dar ao aluno os subsídios necessários para que possa atuar com o ensino de artes nas escolas Waldorf e demais instituições educacionais no Brasil.
Eixos de estudo e disciplinas
Elementos das artes plásticas
– Introdução aos elementos: linha, luz e escuridão, cor e volume
Metodologia
– Artes no currículo da Pedagogia Waldorf: linha, desenho de formas, luz e escuridão, cor e volume
– Metodologia científica
Brasilidade
– Pesquisa e aplicação
História da arte e Antroposofia
– História da arte e o desenvolvimento da consciência humana
Calendário, formato e carga horária
Curso presencial
Duração: 2 anos
Início previsto: agosto 2021
Término previsto: 2023
Mais informações, calendário e carga horária: em breve.
Estágios
O aluno deverá realizar um mínimo de 25 horas, em Escola Waldorf reconhecida, na área de artes e com variedade de idades e temas.
Trabalho de Conclusão do Curso
A apresentação do TCC dar-se-á após o término das aulas conforme calendário acadêmico.
Investimento
R$ 973,00 mensais (valor vigente em 2020).
O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos deste curso de Pós-Graduação.
Titulação
Especialista em Artes na Pedagogia Waldorf
Coordenação
Luciana Betti
Formada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, em Escultura pelo Emerson College (Reino Unido) e pelo Centro de Artes (SP). É também especialista em Arteterapia pela Universidade Paulista (SP). Atua como professora de Artes na Faculdade Rudolf Steiner, em Seminários de Pedagogia Waldorf e cursos de Terapia desde 1990. É coordenadora do curso de formação de professores de Botucatu, e autora da coleção de livros do Reino de Além-Véu.