Faculdade Rudolf Steiner

Apresentação

A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir  a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil. Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional  corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor. Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais. 

Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no  respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc. Segundo Rudolf Steiner um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta. 

Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida  cultural e social de seu povo e de seu tempo.

O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos. Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança.

Objetivos

Formar professores para o trabalho com a criança nos primeiros sete anos, segundo a Pedagogia de Rudolf Steiner, proporcionando:

  • estudos teóricos e metodologias para o trabalho com as crianças em seus primeiros anos de vida;
  • trabalhos manuais e artísticos que visam o desenvolvimento pessoal e social do professor; 
  • estudos e exercitações a fim de que o aluno seja preparado para trabalhar, com pais, com a comunidade escolar e consigo mesmo.

Temas

Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 1o Setênio
Práticas e metodologias da Ed. Infantil
Arte e Linguagem
Música para Ed. Infantil
Euritmia
Artes
Manualidades
Fórum de turma e estudos transversais
Festas e celebrações escolares
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC

Como ingressar

Preencher o Formulário de Inscrição e anexar:

  • Documentos comprobatórios de sua formação acadêmica e de fundamentação antroposófica;
  • Relato biográfico e profissional;
  • Carta de intenção e seus motivos para participar do curso.

Vagas oferecidas: 60
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.

Você receberá por email a confirmação de envio do Formulário de Inscrição.
Após a confirmação do pagamento da taxa, a inscrição é efetivada e você receberá por email as informações sobre o Processo Seletivo.

Pré-requisitos

Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, a FRS poderá solicitar entrevista virtual ou presencial com banca avaliadora, a ser agendada pela comissão de seleção.

Calendário

Inscrições: até 14/11/19

20/08 a 19/11/2019: período de avaliação dos candidatos/entrevistas (quando necessário)
19/11/19: divulgação dos aprovados

1/10 a 20/11/2019: envio de documentação para solicitação de Bolsa de Estudos
27/11/19: divulgação do resultado do pedido de bolsa
19/11 a 2/12/2019*: período de matrículas (*sujeito a alteração em função do preenchimento das
vagas)

Caso a totalidade das vagas não seja preenchidas em 1ª chamada:
6/12: divulgação da 2ª lista de aprovados

6 e 12 de dezembro: período de matrículas para aprovados em 2ª lista

11/01/20: início das aulas!

Mais informações no Edital.

Formato e estrutura

Curso presencial
Duração: 25 meses

Carga horária total = 770 aulas de 50 minutos (641h40), sendo:

  • 730 aulas presenciais de 50 min (608h20):
    – Cinco módulos intensivos de oito dias distribuídos nos meses de janeiro e julho,
    – Vinte encontros de final de semana ao longo dos semestres, entre de janeiro/2020 e janeiro/2022.
  • 40 aulas de 50 min oferecidas online (33h20)
    – Disciplina “Pesquisa e Construção de Conhecimento”.

Calendário

2020 (datas a confirmar)
11 a 18 jan
31 jan a 2 fev
6 a 8 mar
3 a 5 abr
8 a 10 mai
29 a 31 mai
10 a 17 jul
7 a 9 ago
4 a 6 set
9 a 11 out
6 a 8 nov
4 a 6 dez

Segue em 2021 e 2022.

Estágios e TCC

Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.

Investimento

Mensalidades para o ano de 2020: R$ 1.085,00.
Reajustado anualmente pelos índices da inflação oficial (IGPM).

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Pós-Graduação.

Titulação

Especialista em Educação Infantil Waldorf

Coordenação

Vanda Elisa de Farias Raulino