Como ingressar
A turma 2021 está completa e as aulas iniciaram em 12 de abril.
Para saber mais sobre o curso e sobre a próxima turma,
preencha o Formulário de Interesse com seus dados pessoais.
Você será informado por email quando abrirem as inscrições para a nova turma.
Edital 2021
Vagas oferecidas: 60
Pré-requisitos
– Ter concluído o curso Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf ou apresentar histórico comprovando um mínimo de 240 horas de estudos equivalentes (Avaliação mediante apresentação do histórico escolar.
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação (preferencialmente Pedagogia);
– Ter idade mínima de 21 anos.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, a FRS poderá solicitar entrevista virtual ou presencial com banca avaliadora, a ser agendada pela comissão de seleção.
Os alunos egressos do curso “Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf” oferecido por esta instituição, tendo sido aprovados, terão prioridade no preenchimento das vagas.
Público Alvo
Graduados em Pedagogia que queiram trabalhar como professores na educação da criança de 0 a 7 anos.
Curso reconhecido
Apresentação
A Educação Infantil é hoje a porta de entrada de praticamente todas as crianças brasileiras para a vida escolar. A imposição legal desta modalidade (Lei nº 12.796 de 2013), associada a expectativa e necessidade dos pais, acaba por favorecer ou induzir a escolarização precoce e gerar uma considerável perda de qualidade e liberdade para a vida infantil.
Neste contexto urge que se ofereça à criança pequena um ambiente resguardado, onde, sobretudo, ela possa “ser criança” em toda sua plenitude pois, necessita de condições que lhe permita cumprir suas tarefas fundamentais nesta fase de desenvolvimento: amadurecer os âmbitos cognitivo, emocional corporal. Para tanto é necessário que integre estes três aspectos de forma saudável, desenvolvendo sua fantasia lúdica, experimentando pelo brincar, interagindo e desfrutando de um convívio social amoroso e acolhedor.
Nos primeiros 7 anos de vida, em especial nos três primeiros anos, é essencial que a criança receba uma educação que considere o atendimento de suas necessidades básicas como liberdade de movimento e atmosfera de afeto. Partindo destas premissas é que a Educação Infantil Waldorf se propõe a oferecer à criança, espaço e experiências condizentes com suas necessidades mais profundas e essenciais.
Sendo assim, a educação infantil na perspectiva da Pedagogia de Rudolf Steiner se baseia no profundo conhecimento do ser humano em suas dimensões corpóreas e sociais considerando também as diferenças individuais. Sua prática está baseada no respeito à natureza da criança oferecendo um ambiente protetor, de interesse verdadeiro, cuidados, brincar livre, contos, alimentação saudável, ritmo, musicalidade, etc. Segundo Rudolf Steiner, um desenvolvimento saudável na infância constitui a base para o equilíbrio físico, anímico e espiritual na vida adulta.
Ao concluir o primeiro setênio a criança deverá ter alcançado um elevado grau de apropriação do seu corpo. A motricidade, a fala, a memória e o pensar deverão estar adequadamente desenvolvidos para que ela possa, adentrar de modo mais saudável e integral na vida cultural e social de seu povo e de seu tempo.
O professor de educação infantil, durante sua formação, deverá conhecer o desenvolvimento da criança na primeira infância, adquirir a postura de pesquisador-observador dos fenômenos desta fase de vida e ter clareza sobre a diferença entre cada um de seus períodos. Assim espera-se que sua prática seja coerente, que suas ações sejam significativas e que seja capaz de olhar profundamente para si a fim de ser um modelo adequado de imitação seus alunos. Como educador, será o criador dos espaços e das atividades que devem educar, cuidar e nutrir a criança pequena. Será a pessoa que irá irradiar com sua presença, gesto, voz, conteúdos e atividades, tudo aquilo que a criança irá absorver de forma inconsciente e natural. Neste sentido, o professor da educação infantil, em seu preparo e formação, deverá adquirir uma atitude interior de interesse amoroso pela criança.
Objetivos
Formar professores para o trabalho com a criança nos primeiros sete anos, segundo a Pedagogia de Rudolf Steiner, proporcionando:
- estudos teóricos e metodologias para o trabalho com as crianças em seus primeiros anos de vida;
- trabalhos manuais e artísticos que visam o desenvolvimento pessoal e social do professor;
- estudos e exercitações a fim de que o aluno seja preparado para trabalhar, com pais, com a comunidade escolar e consigo mesmo.
Temas
Fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf
Desenvolvimento da Criança do 1o Setênio
Práticas e metodologias da Ed. Infantil
Arte e Linguagem
Música para Ed. Infantil
Euritmia
Artes
Manualidades
Fórum de turma e estudos transversais
Festas e celebrações escolares
Pesquisa e construção do conhecimento – TCC
Formato, estrutura e calendário
Duração: 26 meses, de abril/2021 a maio/2023
Carga horária total = 770 aulas de 50 minutos (641h53), sendo:
– Segundas-feiras, das 18h às 21h40, aulas ONLINE, datas conforme calendário.
– Quatro encontros de imersão no FORMATO HÍBRIDO*, que acontecerão nos meses de janeiro e julho de cada ano. Cada encontro de imersão terá oito dias de trabalho.
Imersão de julho formato híbrido, das 8h10 às 12h e das 13h30 às 17h10h.
Imersões, quando presenciais: das 8h10 às 12h e das 13h30 às 19h.
– 22 encontros de finais de semana FORMATO HÍBRIDO*, sendo um por mês, excetuando-se os meses em que acontecerão as imersões.
Finais de semana:
Sexta: das 18h às 19h40 e das 20h às 21h40;
Sábado formato híbrido: das 8h10 às 12h e das 13h30 às 17h10 | Sábado, quando presencial: das 8h10 às 12h e das 13h30 às 19h;
Domingo: das 8h10 às 12h.
*FORMATO HÍBRIDO: o aluno poderá optar por participar destas aulas presencialmente na FRS ou online com acesso remoto síncrono.
Calendário de aulas 2021!
Estágios e TCC
Mínimo de 75h de estágios e apresentação do TCC ao final do curso.
Investimento
26 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.128,00 (mil e cento e vinte e oito reais), com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de abril/2021.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Pós-Graduação.
Titulação
Especialista em Educação Infantil Waldorf
Coordenação
Rosemeire Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Professora durante 12 anos, na Educação Infantil Waldorf. Docente da Faculdade Rudolf Steiner e do programa Nós da Primeira Infância, sucessor do Infância Vivenciada Primeira Infância. Consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. Contadora de histórias.
Vanda Elisa de Farias Raulino
Pedagoga, psicopedagoga e professora Waldorf há 32 com experiência no ensino fundamental e na educação infantil. Docente em cursos de formação de professores Waldorf pelo Brasil. Coordenadora da Especialização em Educação Infantil nos cursos de Jaguariúna/SP, Porto Alegre/RS e na Pós-Graduação em Educação Infantil Waldorf na Faculdade Rudolf Steiner.