Temas
Antropologia da criança de jardim de infância
Artes plásticas e trabalhos manuais
Aspectos sociais e profissionais da pedagogia de Rudolf Steiner
Estudos antroposóficos e pedagógicos
Estudos transversais e fórum de turma
Metodologia e prática de ensino
Música e movimento na educação infantil
Narrativas e teatro
Observar e conhecer a criança
Pesquisa e construção do conhecimento
Práticas cotidianas do jardim de infância waldorf
Práticas pedagógicas
Processo encarnatório e primeiros 3 anos da criança
Ritmo no trabalho pedagógico e festas
Calendário, formato e estrutura
Curso presencial
Duração: 2 anos
Carga horária total: 920 aulas de 50 minutos / 766h40
Início em janeiro de 2019 e término em janeiro de 2021, sendo:
– cinco encontros de imersão em janeiro e julho de cada ano, com oito dias de trabalho;
– um encontro de final de semana por mês (sexta a domingo) – exceto nos meses de imersão;
– trabalho autônomo intermódulos (estudos, pesquisas, preparo de material, portfólio).
Estágios
O aluno deverá realizar um mínimo de 75h de estágios em berçário, Maternal e Jardins de Infância Waldorf federados à FEWB:
– 25h em sala de Maternal;
– 25h em sala de Educação Infantil;
– 25h de livre escolha (Maternal, Jardim de Infância, Jardim de Infância na Pedagogia Terapêutica e ONGs que trabalhem inspiradas na Pedagogia Waldorf).
Trabalho de Conclusão do Curso
A apresentação do TCC dar-se-á após o término das aulas conforme calendário acadêmico.
Investimento
R$ 1.038,38 mensais, com início em janeiro de 2019.
Reajustado anualmente pelos índices da inflação oficial (IGPM).
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Pós-Graduação.
Titulação
Especialista em Educação Infantil Waldorf.
Coordenação
Rosemeire Laviano
Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Letras com formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Certificação em Recursos Especiais pela Association for a Healing Education. Professora durante 12 anos, na Educação Infantil Waldorf. Docente da Faculdade Rudolf Steiner e do programa Nós da Primeira Infância, sucessor do Infância Vivenciada Primeira Infância. Consultora educacional, certificada em Gestão de Mudança pelo Instituto Ecosocial e no Programa de Preparação de Tutores pela FEWB. Autora do livro e docente do curso A Arte de Educar em Família. Contadora de histórias.