Faculdade Rudolf Steiner

A Pedagogia Waldorf está prestes a comemorar 100 anos de sua fundação. Ao longo deste século de existência, sua prática e fundamentação teórica foram amplamente desenvolvidas e disseminadas em todo o mundo. A percepção desse processo dinâmico de evolução impõe a necessidade constante de investigação, aprimoramento e criação de novas práticas metodológicas que, a partir de uma visão arquetípica do ser humano, venha atualizar a cada tempo e espaço o atuar pedagógico.

Este curso propõe-se a apoiar o desenvolvimento profissional de educadores que, reconhecendo os desafios atuais da sala de aula, desejem ampliar seus conhecimentos e encontrar novos caminhos para seu trabalho.

Objetivos

Por meio de uma troca ativa entre docentes atuantes, o curso se propõe a rever e ampliar a compreensão de questões educacionais na contemporaneidade. Promete rever a Antropologia Geral de Rudolf Steiner, base para a atuação do professor Waldorf, de forma compartilhada e aprofundada. Desafios educacionais da atualidade devem ser discutidas por meio de palestras de especialistas, cuja apropriação será feita em grupos de debate. Aspectos dialógicos entre teóricos da educação e a Pedagogia de Rudolf Steiner serão dinamizados ao longo do tempo. O curso tem como ponto culminante o desenvolvimento de uma pesquisa que será elaborada individualmente, a partir da realidade da sala de aula de cada participante, congregando em uma publicação. Finalmente, mas não menos importante, a parte artística que envolve a dança, as artes plásticas, a música e o teatro terão como ponto de partida a arte no Brasil.

Proporcionar a professores Waldorf atuantes uma ampliação de sua compreensão sobre questões prementes da educação na contemporaneidade. Incentivar a pesquisa como caminho para o autodesenvolvimento e a aquisição de competências eficazes para o fazer pedagógico frente aos desafios educacionais no século XXI. Revisitar e ampliar os fundamentos da Pedagogia Waldorf. Dar continuidade ao desenvolvimento artístico do professor, por meio das diversas expressões artísticas focando a brasilidade.

Eixos de estudo e disciplinas

Antropologia geral
Arte brasileira
– desenho
– música
– teatro
– literatura
– dança
Desafios da educação na contemporaneidade
– distúrbios de aprendizagem
– educação e tecnologia
– família século XXI
– questão de gênero
Fenomenologia
Fórum de turma
Metodologia Científica
Organismo social e Gestão escolar
Pedagogia Waldorf em diálogo
– Piaget & Steiner
– Paulo Freire & Steiner
– Wallon & Steiner

Calendário, formato e carga horária

Início: 21/09/2018
Término: 12/04/2020
Carga horária total: 364h10

Encontros (datas a confirmar)

  1. 21 a 23 setembro 2018
  2. 19 a 21 outubro 2018
  3. 16 a 18 novembro 2018
  4. 14 a 18 janeiro 2019
  5. 8 a 10 março 2019
  6. 12 a 14 abril 2019
  7. 17 a 19 maio 2019
  8. 7 a 9 junho 2019
  9. 22 a 26 julho 2019
  10. 16 a 18 agosto 2019
  11. 20 a 22 setembro 2019
  12. 25 a 27 outubro 2019
  13. 15 a 17 novembro 2019
  14. 20 a 24 janeiro 2020
  15. 6 a 8 março 2020
  16. 17 a 19 abril 2020


Estrutura de horário para os fins de semana:
13 módulos de fim de semana, com 14h10 por módulo, perfazendo 184h10 de aula:
– sexta-feira: de 18h50 às 21h40
– sábado: de 8h10 às 19h
– domingo: de 8h10 às 12h

Estrutura de horário para os módulos intensivos (5 dias):
3 imersões de 5 dias, com 40h por módulo, perfazendo 120h de aula:
– terça-feira: das 10h20 às 19h20
-quarta-feira a sábado: das 8h10 às 19h20

Entre módulos:
60h de trabalho efetivo (estudos dirigidos e monitorados)

Como ingressar

Este curso é destinado a professores Waldorlf atuantes que queriam aprofundar seus conhecimentos na Pedagogia Waldorf e buscar inspiração para lidar com os desafios da educação no mundo contemporâneo por meio do estudo participativo e da pesquisa.

Pré-requisitos

– Diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento;
– Ter comprovadamente pelo menos 600h de estudos em Pedagogia Waldorf;
– Esteja atuando há pelo menos 2 anos em sala de aula, em escolas Waldorf ou não.

Processo Seletivo

1- Preencher o Formulário de Inscrição e anexar:
– documentos comprobatórios de sua formação acadêmica,
– documentos comprobatórios de sua atuação como docente em uma escola e
– texto dissertativo sobre um tema relativo à Pedagogia Waldorf e o mundo contemporâneo.

2- Comparecer à entrevista (virtual ou presencial) com a banca avaliadora a ser agendada pela comissão de seleção.

Preenchidos os critérios mínimos exigidos para participar do processo seletivo, os candidatos serão classificados segundo sua nota na entrevista e no texto dissertativo.

Taxa de inscrição
R$ 50,00 (pagamento via boleto bancário).

Vagas oferecidas: 50
As vagas serão preenchidas pela ordem de classificação descendente dos candidatos.
A abertura de turma está condicionada ao preenchimento do número mínimo de participantes inscritos.

Calendário do Processo Seletivo

30/05/2018               abertura das inscrições
30/07/2018               encerramento das inscrições
Até 10/08/2018        período de entrevistas com a banca avaliadora
10/08/2018               divulgação dos aprovados
24/08/2018               encerramento das matrículas
21/09/2018                início das aulas

Investimento

Mensalidades de R$ 689,00, com início em setembro de 2018.

Reajuste anual pelos índices da inflação oficial (IGPM).
Não estão inclusos gastos de hospedagem ou alimentação.
O Edital estará disponível em breve.

Titulação

Este Curso irá conferir a titulação de Especialista Lato Sensu no tema “O professor Waldorf e os desafios da contemporaneidade”.

Coordenação