Processo Seletivo 2021
Preencha o Formulário de Inscrição com seus dados pessoais, um pequeno relato biográfico/profissional e carta de intenção. Anexe os documentos comprobatórios de sua formação acadêmica.
Você receberá por email a confirmação de envio deste Formulário.
Efetue o pagamento referente à taxa de inscrição, R$ 50,00. (Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.)
Após a confirmação do pagamento, a inscrição é efetivada e entraremos em contato por email.
Vagas oferecidas: 30
Pré-requisitos
– Possuir certificado de conclusão de curso de Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional e outras áreas profissionais que atuem na área de Educação (como professores, coordenadores, diretores, assistentes sociais) ou clínica (como pediatras);
– Ter idade mínima de 21 anos.
Preenchidos os critérios exigidos para participar do Processo Seletivo, a FRS poderá solicitar entrevista virtual ou presencial com banca avaliadora, a ser agendada pela comissão de seleção.
Calendário
Inscrições: 11/01/2021 a 12/03/2021
Período de entrevistas (se necessário): 01/02/2021 a 13/03/2021
Divulgação dos aprovados: 16/03/2021
Período para pedido de bolsas: 16/03/2021 a 18/03/2021
Divulgação do resultado do pedido de bolsas: 23/03/2021
Período de matrículas: 16/02/2021 a 24/03/2021
Início das aulas: 10/04/2021
Público alvo
Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuem na área de Educação ou em contexto clínico, com formação universitária.
Objetivos
Capacitar o aluno para a atuação profissional em Psicopedagogia, incluindo os campos da avaliação e da intervenção psicopedagógicas.
Ao final do período do curso, partindo de uma contextualização da psicopedagogia no Brasil e suas principais referências, o aluno deverá ter construído um embasamento na visão de desenvolvimento do ser humano advinda da Antroposofia, que fundamenta a Pedagogia Waldorf, e na perspectiva Piagetiana sobre a construção do sujeito do conhecimento e da inteligência, e ser capaz de estruturar uma prática psicopedagógica condizente com tais referenciais.
O curso também visa situar o aluno em relação às contribuições da psicanálise e da neurociência, possibilitando diálogos com o intuito de enriquecer a reflexão teórica e a prática psicopedagógica. Ao lado do conhecimento de marcos do desenvolvimento infantil, o aluno será incentivado a manter seu olhar e escuta abertos para conhecer cada criança em sua particularidade e essência, e em sua linguagem mais ampla e única, e a reconhecer a importância do trabalho com o contexto e com a família.
O aluno passará por diversas disciplinas e atividades artísticas voltadas para o autodesenvolvimento do educador, que, ao mesmo tempo, podem se transformar em recursos para o seu trabalho psicopedagógico e ampliar suas possibilidades de atuação livres, reflexivas e criativas.
Temas
Visão de ser humano e desenvolvimento e aprendizagem infantil
Fundamentos Piagetianos: a construção do raciocínio lógico e do sujeito do conhecimento
Fundamentos Antroposóficos: Quadrimembração e Trimembração, os doze sentidos, tipologias e temperamentos, narrativas e contos de fadas
Psicoepdagogia no Brasil e contribuições da neurociência, psicanalise, antropologia da infância e fenomenologia goetheana
Metodologia de ensino e didática
Escola Waldorf
O ensino da matemática
Prontidão escolar para a escolarização formal e Alfabetização
Avaliação e intervenção Psicopedagógica
Avaliação e Intervenção construtivistas
Avaliação Psicopedagógica clínica
Avaliação Psicopedagógica institucional
Autodesenvolvimento do educador e recursos pedagógico-terapêuticos da Pedagogia Waldorf
Manualidades
Artes plásticas
Desenho de formas
Musica, Exercícios meditativos, Pedagogia da emergência e Apoio Pedagógico na Pedagogia Waldorf
Práticas Psicopedagógicas
Prática psicopedagógica supervisionada
Dificuldade de aprendizagem, inclusão e educação especial: estudos de casos
Fórum de turma e estudos transversais
Formato, estrutura e calendário
Curso presencial
Duração: 24 meses, de abril/2021 a março/2023
Carga horária total = 720 aulas de 50 minutos, equivalentes à 600 horas.
– Dois encontros de imersão, que acontecerão nos meses de julho/2021 e janeiro/2022. Cada encontro de imersão terá 6 dias, com início na 2a feira e término no sábado, sempre das 8h10 às 17h10, perfazendo um total de 48 aulas de 50 minutos cada. (96 aulas)
– 18 encontros de final de semana, um por mês, excetuando-se os meses de julho, dezembro e janeiro. Estes encontros acontecerão aos sábados das 8h10 às 19h00 e domingos das 8h10 às 12h00, com 14 aulas de 50 minutos cada. (252 aulas)
– 63 quartas- feiras, com 4 aulas de 50 minutos cada e 1 quarta- feira, com 2 aulas de 50 minutos cada, oferecidas como ensino remoto, às 4as feiras a noite (das 18h00 às 19h40 e das 20h00 às 21h40), ao longo do período do curso, conforme calendário acadêmico. (254 aulas)
– Um total de 118 horas aula dedicada a trabalhos autônomos que incluem atendimento psicopedagógico, leituras e preparação de atividades solicitadas pelas disciplinas, elaboração de portfólio reflexivo, estudo de caso e relatórios de atendimentos.
Deste modo, o curso todo é composto por 720 horas-aulas, assim divididas:
– 602 aulas – 348 aulas presenciais e 254 aulas remotas;
– 36 horas/aula de prática psicopedagógica clínica;
– Equivalente a 82 horas aulas de atividades complementares.
Confira o calendário das aulas 2021!
Prática Psicopedagógica
A atividade prática compreende o atendimento psicopedagógico supervisionado, em avaliação e/ou intervenção, oferecido pelos alunos deste curso à crianças e adolescentes em instituição parceira ou em outra instituição de ensino, como escola pública ou ong.
Investimento
24 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.092,00, com pagamento da primeira mensalidade no momento da matrícula, referente ao mês de abril/2021.
A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Pós-Graduação.
Titulação
Especialista em Psicopedagogia.
Este curso habilita o profissional a atuar em psicopedagogia clínica e institucional.
Coordenação
Elizabete Flory
lattesPsicóloga formada pelo Instituto de Psicologia-USP, mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Psicologia Escolar pela USP. Aperfeiçoamento em Psicomotricidade pelo AKP (Alemanha). Dedica-se ao estudo do desenvolvimento humano, com ênfase nos temas: a construção do conhecimento do mundo e a formação da identidade psicossocial; deficiência mental; bilinguismo infantil e Pedagogia Waldorf. Atua em consultório oferecendo orientação de pais e atendimento a adultos e crianças em psicoterapia, bem como atendimento voltado ao auxilio na superação de dificuldades de aprendizagem a partir de um referencial Piagetiano. Atua como docente no Ensino Superior.