Pé de Dança
Pedagogias da dança e Antroposofia
Nosso grupo pretende investigar, discutir e refletir o lugar da dança e das artes e outras práticas do movimento na Antroposofia.
Sobre o grupo
A dança é um vasto campo de conhecimento. Pé de Dança reconhece sua dimensão e importância cultural, social e de formação, uma vez que, um trabalho corporal pode ser delicado e profundo, em especial, para o indivíduo em formação nos dias atuais em que espaços são perdidos diante da crescente urbanização e seus modos de vida.
Este grupo investiga o papel da dança dentro do universo da Antroposofia; sua relação com as artes do movimento, com a Pedagogia Waldorf e os currículos de movimento já existentes, valorizando a integração das diversas experiências de movimento na escola (Euritmia, Educação física e Música). Por fim as pesquisas podem também tecer relações com o campo da Salutogênese amplificando os territórios de presença da dança e do movimento.
Pé de Dança propõe encontros mensais nos quais partilham-se inquietações, investigações e colaborativamente amplia discussões.
Ações propostas
Realizar um levantamento de como a dança está presente atualmente dentro das escolas Waldorf no Brasil;
Compreender se a dança nas escolas Waldorf têm relações diretas ou indiretas estabelecidas com: o brincar, com a cultura corporal escolar, com a cultura e as manifestações populares brasileiras e com o ensino das outras artes;
Investigar processos contemporâneos de ensino e aprendizagem da dança e suas mediações no âmbito do ensino formal;
Realizar estudos curriculares comparados envolvendo todas as áreas de movimento (Educação física, Euritmia e Música);
Encontrar caminhos para uma educação corporal que contribua com a liberdade, proposta por Rudolf Steiner, integrando maior autonomia e consciência dos corpos através da poética e unidade inerente ao campo específico da dança.
Questionário: A dança na Pedagogia Waldorf
Professores e gestores Waldorf:
Clique aqui para acessar o questionário sobre dança e antroposofia para escolas.
Como participar
Encontros virtuais, plataforma Teams
Para participar, entre em contato peddanca@frs.edu.br
Escreva uma breve apresentação e uma pequena carta de intenções.
Datas e horários
Os encontros acontecem na primeira terça-feira do mês, das 16h às 18h.
Confira as datas dos encontros em 2021:
2 de fevereiro
2 de março
6 de abril
1 e 2 de maio (encontro presencial – a confirmar)
1 de junho
3 de agosto
11 e 12 de setembro (encontro presencial – a confirmar)
5 de outubro
9 de novembro
7 de dezembro
Encontros 2020:
1 de setembro
6 de outubro
3 de novembro
1 de dezembro
Coordenação
A iniciativa do grupo parte de três bailarinas formadas em Dança na UNICAMP, mães Waldorf e educadoras em contato com a pedagogia de diferentes maneiras.
Luiza Banov
Doutoranda em Artes Cênicas na ECA/USP. Aprofundou os estudos em dança na Folkwang Tanzstudio, na Folkwang Universität der Künste, na Alemanha e Limón Foundation, EUA. Pré-treinadora em GYROTONIC® e GYROKINESIS®. Integra o Laboratório de Pesquisa em Tanzteatralidades (LAPETT – ECA/USP), e dirige o Núcleo Dédalos de pesquisa de/em movimento localizado na cidade de Piracicaba. Link currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/0892608774310177
Juliana Klein
Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP em 2007 e Licenciada em Educação Física pelo Claretiano em 2016. Fez especialização em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Medicina FM/USP em 2013 e concluiu a formação em Ginastica Bothmer em 2017. Atuou como bailarina em diversos grupos de cultura popular brasileira, dentre eles a Cia de Artes do Baque Bolado durante 10 anos em São Paulo e também como bailarina e assistente de direção no Núcleo Coletivo 22, grupo de pesquisa em Dança Brasileira Contemporânea. Desde de 2008 atua como professora em escolas particulares e projetos sociais na área de dança. Atualmente é professora de Educação Física da Escola Waldorf Rudolf Steiner -SP e professora do curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner – SP. Coordena o grupo de estudos Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia vinculado a Faculdade Rudolf Steiner-SP.
Renata Fernandes
Artista da dança e educadora, atua orientando processos de criação em dança com crianças e ações intergeracionais desde 2005, com experiência de escolas públicas à escolas Waldorf. Ministrou inúmeras oficinas para crianças, artistas e educadores no Brasil e no exterior. Foi premiada pelo Rumos Itaú Cultural – Educação, Cultura e Arte e PROAC Artes cênicas para o público infantil e/ou juvenil, dentre outros. É licenciada em Dança pela UNICAMP e mestre em Artes pela UNESP. Cursa o 3o ano em Euritmia Artística pela Associação Brasileira de Euritmia. Link currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/6106204209852179
Curiosidade
Pé de Dança
Traz a dança no nome
e junto o interesse pelas p(é)dagogias da dança
Um nome em movimento
Dentro dele moram trocadilhos-imagens
Um pé de árvore, com ramificações inúmeras
que a dança e esta pesquisa nos traz e nos trará
Pé de Dança que acorda nossas raízes
diz sobre o modo como as danças brasileiras
são transmitidas de geração a geração
No chão das danças brasileiras
Ao aprendermos um “passo” ou um ritmo definido
dizemos que aprendemos um determinado “pé de dança”.
Pé de dança é vasto e sonoro
como árvores frondosas que oferecem
boa sombra para frutíferas conversas.