Faculdade Rudolf Steiner

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar temas e propor práticas de intervenção social em ambientes diversos, com a perspectiva de encontrar elos entre a ação social, a educação de modo geral e a antroposofia, ampliando conhecimentos sobre o impacto que essas ações têm na vida das pessoas envolvidas.

Sobre o grupo

A iniciativa dessa linha surgiu a partir da ideia de Ute Craemer – fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e Aliança pela Infância – de criar um livro escrito por jovens e para jovens, a fim de que possam se inspirar para o trabalho social. Desse modo, para a construção do material, jovens da Associação Comunitária Monte Azul, do Centro Acadêmico Ute Craemer, da Faculdade Rudolf Steiner e demais interessados uniram-se. Na ocasião, a Faculdade Rudolf Steiner estava em processo de formalização de suas linhas de pesquisa, assim a ideia da ação social incorporou-se ao desafio da investigação científica.

Ações propostas

– Ampliar a compreensão sobre o sentido e o impacto de projetos sociais.
– Compreender a importância do voluntariado e desenvolver a autoeducação e a socioeducação a partir da atuação em projetos sociais.
– Democratizar a linguagem acadêmica de pesquisa no campo social e educacional.
– Elaborar material educacional sobre a ação social.
– Criar propostas, eventos, cursos, congressos e outras formas de interlocução com a sociedade.
– Documentar e acompanhar projetos de ação social.

Como participar

O grupo está aberto à participação de interessados em praticar a pesquisa e a ação social. Os encontros são virtuais.

Para participar, entre em contato com melanie.guerra@frs.edu.br ou maria.baseio@frs.edu.br. Escreva seu nome completo e uma pequena apresentação.

Os encontros acontecem quinzenalmente às sextas-feiras, das 16h às 17h.

Coordenação