Faculdade Rudolf Steiner

Inscrições abertas
transferência externa:

Transferência de outras instituições
Estudantes de Pedagogia, ou de cursos com afinidades acadêmicas de outras instituições de Ensino Superior.

Portadores de diploma
Graduados de outras instituições de Ensino Superior.

Reabertura de matrícula
Alunos que realizaram trancamento de matricula no curso de Pedagogia da FRS em até no máximo 2 semestres anteriores.

Calendário

– Inscrições e agendamento de entrevistas:
de 09 de novembro de 2020 a 08 de março de 2021 

– Reabertura de matrícula:
de 09 de novembro de 2020 a 08 de março de 2021 
 
– Divulgação dos candidatos selecionados e período de matrículas:
de 11 de dezembro de 2020 a 10 de março de 2021

– Solicitações de análise curricular para dispensa de disciplinas por equivalência de estudos:
de 10 de maio a 27 de agosto de 2021

Para ingressar por transferência, escreva para a secretária acadêmica do curso vanessa.mendes@frs.edu.br.

Mais informações em breve Edital.
Será observada a existência de vagas para cada período letivo.

Para saber mais sobre a nova turma com início em 2022 preencha o Formulário de Interesse.
Você será informado por email quando abrirem as inscrições!

Leia mais informações no Edital 2021.

Sobre o curso

Curso com nota máxima (5) na avaliação do MEC
Registro de Reconhecimento do Curso pelo nº 201602659

50 vagas anuais
Duração 8 semestres
Modalidade Presencial
Período noturno
Segunda a sexta-feira
, das 18h às 21h40  (eventuais aulas aos sábados)

Titulação: Licenciatura em Pedagogia, que habilita o profissional a exercer a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos

Preparar adequadamente o futuro pedagogo para a tarefa que o aguarda, de forma que ele seja realmente capaz de enfrentar os desafios educacionais do mundo de hoje;

Formar e instrumentalizar profissionais com ampla consciência do seu papel na promoção de equidade humana e social, com visão abrangente da realidade educacional e cultural brasileira, comprometidos com as Diretrizes Curriculares Nacionais e capazes de exercer a docência nos vários segmentos educacionais;

Propiciar o conhecimento das diversas teorias e correntes pedagógicas contemporâneas, incluindo a Pedagogia Waldorf, tanto em sua fundamentação teórica quanto em seus múltiplos recursos metodológicos, promovendo diálogo ativo entre todas as linhas educacionais;

Incentivar a autoformação e o autoconhecimento, de forma que o futuro pedagogo esteja à altura de suas atribuições, sendo capaz de solucionar criativamente os problemas que se impõem à tarefa de educar as novas gerações;

Fomentar a investigação, discussão, produção e difusão de conhecimentos na área educacional e em áreas afins. Incentivar o trabalho de pesquisa teórico-investigativo, favorecendo, desse modo, a compenetração recíproca das habilidades teóricas e práticas em seu mais amplo sentido.

Diferenciais

Ao acompanhar o percurso formativo desse curso, o futuro professor terá a possibilidade de pensar a educação tanto em seus aspectos mais amplos quanto em suas especificidades. Poderá adquirir capacidade reflexiva e crítica, caminhando para fazer escolhas com consciência e autonomia.

A FRS acredita que o pedagogo é um profissional que necessita de sensibilidade, delicadeza e percepções apuradas acerca dos fenômenos que o rodeiam. Assim, é importante cultivar a arte e a vida social como recursos de sensibilização. Busca-se conduzir o aluno a sentir a educação.

Finalmente, almeja-se que o estudante aprenda efetivamente o fazer pedagógico, adentrando nas situações de ensino-aprendizagem. A partir das discussões trazidas para a sala de aula em resposta aos estágios realizados e aos projetos de atuação, discutem-se possibilidades de ação para solucionar problemas do dia a dia no ambiente escolar.

– Grade curricular planejada a partir de três grandes eixos formativos

Eixo da Formação Cultural: Disciplinas que promovem alicerce teórico de compreensão do ser humano, da sociedade e da educação em geral, a partir de enfoque multidisciplinar de diferentes áreas do conhecimento: História, Psicologia, Fenomenologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia.

Eixo da Formação Pedagógica: Disciplinas que promovem domínio metodológico e didático para manejo de sala de aula, exercício da docência, planejamento e avaliação de processos educacionais, escolares ou não-escolares.

Eixo da Formação Artística e Social: Disciplinas que promovem o autoconhecimento e a lapidação do indivíduo mediante exercitação artística, musical, corporal, bem como as ferramentas para a gestão eficiente de processos educacionais e sociais.

– Projetos de Atuação

A partir da proposição de temas que promovem a articulação entre teoria e prática, os Projetos de Atuação estão incluídos na grade curricular, proporcionando o contato do aluno com as diferentes realidades sociais que o cercam, com olhar investigativo e propositivo.

– Tutoria

Todas as turmas da FRS são acompanhadas por um tutor designado entre os membros do corpo docente, com o objetivo de identificar e procurar soluções para questões individuais ou grupais.

– Equilíbrio da grade horária

Distribuição das disciplinas na grade horária de forma a complementar os conteúdos de cunho teórico-reflexivo com aqueles ligados a exercitações (artes plásticas, música, corpo e movimento).

– Espírito científico

Pesquisas diversificadas que atendam a procedimentos acadêmicos legitimados pela cultura universitária estão propostas na grade curricular obrigatória desde o 1º semestre, proporcionando ao estudante o amadurecimento dessas habilidades.

– Disciplinas de teor artístico e vivencial

As artes plásticas, a música, o movimento, o teatro, a dança e os trabalhos manuais estão presentes no percurso formativo, visando ao aprimoramento da criatividade, sensibilidade e autopercepção. Essas disciplinas são articuladas na grade curricular de forma coerente e potencializadora de novas competências.

– Diversidade de estágios

O estágio é o momento em que a teoria pode ser vista na prática, e a prática pode gerar novos sentidos à teoria. A FRS proporciona ao aluno vivência de situações educacionais diversificadas, escolares e não-escolares.

São exigidas 400h de estágios, sendo:
– 120 horas na rede pública de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
– 60 horas na rede privada de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
– 60 horas em organizações com trabalhos educacionais diversificados (em espaços não-escolares)
– 160 horas de livre escolha do estudante

– Disciplina de Supervisão de Estágios

As seis disciplinas de Supervisão de Estágios estabelecem um espaço legítimo para aprofundamento de reflexões que a prática suscita, provocando um olhar para a busca de melhoria contínua e de soluções criativas.

Matriz Curricular

Composição: 73 disciplinas

Apresentação das disciplinas

Carga horária total: 3837 horas
2667 horas de aulas presenciais teóricas e práticas
150 horas de Projetos de Atuação
400 horas de estágios
120 horas de Práticas de Pesquisa diversificados
350 horas Atividade Complementar – Ampliação Cultural
150 horas de Trabalho de Conclusão de Curso

Percurso Formativo 

Aqui você terá uma visão geral do curso e a visibilidade de como os eixos formativos estão distribuídos ao longo dos 8 semestres.

  • Formação Artística e Social
  • Formação Cultural
  • Ampliação Cultural
  • Projeto de Atuação
  • Formação Pedagógica
  • Projetos de pesquisa Diversificados e Interdisciplinares
  • Estágios
  • TCC
O Percurso Formativo está disponível para visualização em computador, notebook ou tablet.

Investimento

Mensalidades para o ano de 2021: R$ 1.596,00 (12 parcelas).
O valor da mensalidade é reajustado anualmente de acordo com índice oficial adotado pela Instituição.

A FRS oferece Programas de Bolsas de Estudo para alunos da Graduação:
Bolsa Filantropia: integrais (100%) e parciais (50%) e
Programa Educere: bolsas parciais

Coordenação

Docentes

Secretaria Acadêmica